terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Cidades: Itapiranga

A nossa primeira cidade e também primeira cidade do roteiro é Itapiranga. Berço Nacional da Oktoberfest (Blumenau teve a festa anos mais tarde), localizada às margens do Rio Uruguai e bem no cantinho do estado. Faz fronteira com o Rio Grande do Sul, tendo acesso por balsa, bem no Centro da cidade e com o Argentina, na comunidade rural São Ludgero.

Mapa da cidade
http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=4208401

Ficha do Município de Itapiranga

Aniversário: 18 de fevereiro
Fundação: 30 de dezembro de 1953
Gentílico: itapiranguense
Distância da capital: 800 quilômetros
População estimada: 16.398 habitantes
Site da Prefeitura: http://www.itapiranga.sc.gov.br/

História

A origem do nome Itapiranga é indígena, que significa pedra vermelha, mas a colonização da cidade é estritamente alemã, com detalhe para a primeira Oktoberfest no Brasil (http://oktoberfestitapiranga.com.br/site/), que ocorreu em 1978, na região conhecida como Linha Becker. Os pioneiros vieram do Rio Grande do Sul de barco, a procura de terras para instalar uma colônia germânica católica.



Economia

A economia do município é a agropecuária, com destaque para o plantio de milho, fumo e feijão, e a criação de aves, suínos e gado leiteiro. Houve um tempo que a cidade era extrativista, mas os tempos mudaram e algumas indústrias médias se instalaram na cidade, com destaque para a agroindústria.

Turismo

Embora tímido, a turismo da cidade se dá pela tradicional festa em Outubro e o rio Uruguai, que margeia a cidade.

Principais Pontos Turísticos

* Abertura da Oktoberfest na Linha Becker: região germânica da cidade, sede da primeira festa no Brasil, sempre abre os festejos em outubro.

Pórtico da Entrada dos Pavilhões
http://www.itapiranga.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2279

* Oktoberfest Itapiranga: tradicional festa ocorre no Centro da cidade e atraí cerca de 50 mil turistas para as festividades em outubro.

Pavilhão Oktober
http://www.itapiranga.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2278

* Travessia no Rio Uruguai: o acesso para o Rio Grande do Sul, para as cidades de Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale é realizado por balsas/lanchas, bem no Centro da cidade.



* Museu Comunitário Almiro Theobaldo Muller: muito antes da chegada dos primeiros colonos, Itapiranga era habitada por civilizações pré-históricas há 8.600 anos que são retratadas aqui.

Museu Comunitário
http://www.itapiranga.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2275

* Avenida Uruguai: cartão postal da cidade, está localizadas às margens do Rio Uruguai, possuindo espaços para confraternização e lazer no fim de tarde.

Avenida Uruguai
http://www.itapiranga.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2291

* Igreja Matriz: a Igreja Matriz da Paróquia São Pedro Canísio é de meados do século passado e é considerada uma das mais bonitas da região.

Igreja Matriz
http://arquivos.midiaeffects.com.br/santur/portal/atividade/igrejas/

* Monumento Fritz e Frida: dando boas vindas aos visitantes, o monumento está localizado na entrada da cidade,

Monumento Fritz e Frida
http://www.itapiranga.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2273

* Kolping: incrível prédio localizado na área central, que chama atenção pelo seu estilo germânico, construído em madeira. Sedia um grupo de danças típicas alemãs.

Kolping Itapiranga
http://www.itapiranga.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/2289

* Mirante do Bairro Jardim Bela Vista: construído em 2006, tem uma excelente panorâmica da cidade de Itapiranga e do Rio Uruguai e suas paisagens ao fundo.

Vista do Mirante Jardim Bela Vista
http://www.panoramio.com/photo/17236640

Nenhum comentário:

Postar um comentário